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Atividades Complementares

“Ao serem valorizadas, as iniciativas e experiências realizadas pelas escolas, no enfrentamento a uma série de questões (indisciplina, agressões, ameaças, intimidações, baixo desempenho escolar, desmotivação) promovem uma maior integração da comunidade escolar, fortalecendo ou mesmo criando laços e mecanismos de compartilhamento de interesses e objetivos possibilitando um contraponto aos diferentes tipos de violências praticados no interior da escola.” (ABRAMOVAY, 2004, p. 33)


As atividades complementares consistem num processo de intervenção planejada, não se referindo a programas temporários de voluntariado, mas, a um processo interno, intenso e permanente de mobilização e orientação da Direção, Equipe Pedagógica, Professores, Funcionários, Pais, Responsáveis e Alunos. Cabe a todos os membros da comunidade escolar o desenvolvimento, a programação, a avaliação e a continuidade destas atividades; incitando e motivando os membros da comunidade escolar para o desenvolvimento de novas atividades para suprir as necessidades e exigências de nosso mundo contemporâneo.
Em linhas gerais temos três diferentes formas de atividades complementares: eventos, projetos educativos e oficinas. Nossa intenção com o desenvolvimento de tais atividades consiste na construção do sentimento de "pertencimento" no educando. Em outras palavras, reconstruindo e ressignificando o espaço escolar, tornando-o mais atraente, produzimos certos nuances que atuam diretamente na representação dos educandos sobre a escola, e por extensão interferem no sentimento de “pertencer” a algo. Construímos um processo de identificação do educando com a escola, com seu ambiente escolar. Neste sentido a escola favorece o desenvolvimento de laços entre os educandos e a construção do saber escolar, da cultura da escola, contribuindo com a recriação de um conjunto vasto de valores e significados; novas formas e normas de convivência são geradas; novas formas de conhecer e de se relacionar com a informação e com o mundo. A escola também educa em sentido amplo.
Estas atividades são desenvolvidas preferencialmente no contra-turno, ou até, conforme a disponibilidade dos sujeitos e agentes do processo, nos finais de semana, em recessos ou no período noturno; aspecto que amplia a ação da escola e sua relação com a comunidade.













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